Aller au contenu principal

Guia de Introdução às bibliotecas da Universidade de Aix-Marseille

Recém-chegado(a) e precisa saber mais sobre a biblioteca ? Este é o ponto de partida perfeito para você descobrir tudo sobre as bibliotecas da Universidade de Aix Marseille.

Empréstimo

As bibliotecas universitárias são um serviço aberto: qualquer pessoa pode vir e ler nossos documentos, mas se você quiser pedir um documento emprestado, você precisa estar registrado na biblioteca.

Seu cartão de estudante é também seu cartão da biblioteca: você pode emprestar até 12 itens ao mesmo tempo por 7, 14, 21 ou 28 dias (isso depende da biblioteca e do tipo de documento).

Os periódicos e DVDs são restritos a 4 itens por apenas 2 semanas. Nas bibliotecas de ciências você também pode emprestar câmeras, tablets, calculadoras por 7 dias : https://bu.univ-amu.fr/pret-tablettes-materiel-audiovisuel

Renovação

A renovação é possível, desde que seus itens não estejam atrasados. O período de prorrogação começa no dia em que você prorroga seu empréstimo de livros.

Você pode renovar seu período de empréstimo online usando sua conta da biblioteca no site da biblioteca.

Se você estiver atrasado, você não está autorizado a emprestar outros livros e a suspensão é equivalente ao número de dias em que você estiver em atraso.

Reservação

Você pode reservar livros que estão emprestados ou localizados em outras bibliotecas da Universidade de Aix-Marseille : https://bu.univ-amu.fr/emprunter-a-amu

Como reservar um documento ?

  1. Entre no catálogo da biblioteca online, usando seu login e senha AMU (ou aqueles que lhe foram entregues quando você se registrou na biblioteca se você não pertence à AMU). Uma versão em inglês do catálogo está disponível.
  2. Reserve seu documento e escolha a biblioteca onde você quer retirá-lo.
  3. Assim que o seu documento estiver disponível, um e-mail será enviado para você. Você tem 5 dias para vir recuperá-lo.
  4. Você pode devolver o documento em qualquer biblioteca da rede de bibliotecas da AMU.

Se você precisar pedir emprestado documentos disponíveis fora das bibliotecas da AMU, você tem que usar o Serviço de Empréstimo entre Bibliotecas (PEB). Este serviço não é gratuito e você tem que estar registrado na biblioteca para utilizá-lo. Utilize o formulário no link a seguir para entrar em contato conosco: https://bu.univ-amu.fr/pret-entre-bibliotheques